o ensino de artes no brasil
arte popular e arte erudita
persiste ainda hoje nos meios acadêmicos e escolares, a velha idéia de que a 'arte' consiste no campo de estudos do gosto estético e sua educação;
no entanto, já tem quase um século desde quando se manifestou no brasil o caráter político da arte;
ao contrapor a arte erudita (de matriz européia) e a cultura popular brasileira, os pensadores modernos questionavam a imagem que os brasileiros faziam de si mesmos;
valorizando os artesões do povo e as práticas culturais regionais, os modernos revelavam os preconceitos da arte acadêmica brasileira;
ainda hoje, de acordo com nossa tradição de sociedade excludente, persiste uma formação escolar que não se reconhece na tradição popular;
e assim, as velhas categorias da arte acadêmica continuam a definir o que deve e o que não deve ser reconhecido como 'arte';
com isso, excluem-se das escolas a teoria e prática de uma imensa quantidade de manifestações populares de grande importância para a cultura brasileira;
muitos vêem nesses valores que insistem nas artes eruditas, um velho preconceito de classes que tende a inferiorizar a cultura popular, forjando o brasileiro à imagem do colonizador europeu;
dessa forma, o ensino de artes acaba sendo padronizado nas escolas não-indígenas e os alunos acabam conhecendo melhor a escultura francesa, a pintura italiana, a arquitetura alemã do que as práticas culturais de sua região tais como as crenças ou a construção de canoas dos seringueiros, ou então os padrões gráficos ou as construções indígenas;
o espaço garantido para a 'disciplina' de 'artes' acaba se tornando um espaço de determinação dos valores de uma cultura sobre a outra;
entretanto, a idéia de 'arte' não pode servir para privilegiar um segmento da cultura ou uma tradição cultural em detrimento da diversidade cultural dos povos;



atividade
comente o que você entendeu como arte popular e arte erudita;



escreva algumas linhas sobre a importância do ensino diferenciado para as aulas de 'artes'/práticas culturais;



a imagem que se faz da arte na escola ocidental está marcada pela idéia de obra de arte e pela tradição museológica dessa cultura, ou seja, à visão de que a arte é um artigo de museu, um objeto que pode ser exposto no museu;
trabalhar com a noção de práticas culturais tem como objetivo destacar o movimento da cultura e da aprendizagem nas sociedades indígenas;

escreva sobre essa questão: