antropologia simétrica: a comparação de culturas
estabelecer comparações entre as práticas culturais indígenas e as ocidentais pode proporcionar uma visão mais clara sobre o ensino dessas práticas na escola indígena;
permite ainda entender a 'arte' como uma instituição e uma prática da cultura ocidental, problematizando seu ensino na escola indígena;
entre os problemas apontados na utilização do termo 'arte' para as práticas culturais indígenas durante nossos debates, destacamos:


1- valor místico
2- valor social
3- valor econômico
4- valor conceitual
5- suportes
6- valor técnico
7- valor pedagógico

práticas culturais indígenas
1- o caráter sagrado das práticas indígenas
2- divisão dos gêneros (masculino/feminino) bem definida
3- predomínio do valor de uso
4- práticas e processos de transmissão
5- corporalidade
6- padronização
7- restrições culturais: gênero, sociais, tempo, lugar, idade;


arte ocidental
1- dessacralização ou perda da 'aura'
2- diferença entre os gêneros menos definida
3- produção para o mercado, valor de troca
4- obras e técnicas
5- outros suportes: objetos, artefatos
6- novidade e originalidade
7- predomínio de restrições econômicas




atividades de sala de aula

atividade 1
identificar as práticas culturais indígenas;
identificar ou explicar as práticas culturais e as artes ocidentais;
propor aos alunos e orientar comparações entre umas e outras, dando destaque às diferenças;

atividade 2
realizar uma oficina de desenho na escola com os alunos a partir das práticas culturais da comunidade;

atividade 3
desenvolva uma pesquisa com os estudantes a respeito das práticas culturais dos antigos e da aprendizagem que tiveram quando eram jovens;